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EXPONAUTAS é uma galeria com conceito de atendimento virtual que
objetiva a organização de exposições nas mais diversas áreas.
Para a montagem da exposição é importante prever pelo menos um dia (de
preferência inteiro, para que se possa iniciar e finalizar o trabalho),
embora algumas mostras, em razão da complexidade, necessitem de mais
tempo.
Montagem
Algumas dicas podem ser úteis tanto para a elaboração do projeto
expográfico quanto à montagem em si.
Além do visual, é importante pensar em estabilidade e segurança. Caso
utilizem estruturas móveis (painéis, pedestais etc) eles deverão estar
firmes, sem oferecer riscos às obras e muito menos aos visitantes.
Peças muito pequenas devem ser apresentadas preferencialmente em
vitrines, mas se não for possível, convém colocar lembretes para que o
público não toque.
Cores: nas últimas décadas as tradicionais paredes e fundos
brancos para expor objetos estão sendo substituídos por fundos
coloridos, mas vale lembrar que a cor contém informações emocionais que
podem influenciar na apreciação das peças. Áreas pintadas de cores
claras parecem maiores, cores quentes se expandem mais que cores frias.
Antes de mais nada, lembre que as superfícies sejam elas paredes,
vitrines ou pedestais, devem estar limpos.
Luz: a luz ajuda a criar uma atmosfera na exposição. Sempre que
possível, é interessante usa r uma luz dirigida, mas é importante
direcionar o foco para o objeto e não para o visitante.
• teto translúcido com lâmpadas - luz uniforme
• spots direcionados para o teto - luz indireta, agradável, mas
insuficiente para a iluminação geral
• spots no teto - efeito dramático, pode ser insuficiente para a
iluminação
Outros recursos utilizáveis: uso de sonorização, recursos audiovisuais
etc.
Ao expor obras bidimensionais:
• Evite agrupar uma grande quantidade de obras para não comprometer a
apreciação
• O horizonte da obra (linha do meio) deve estar em média a 1,60 do chão
(nível do olho humano)
• O alinhamento dos quadros deve ser preferencialmente horizontal (uma
obra ao lado da outra e não uma sobre a outra), podendo-se optar fazê-lo
pelo centro, pela parte superior ou pela parte inferior
• A distância entre observador e obra: obras de até 0,80m de altura =
1,50m; obras com até 1,60m de altura = 3,0m
• A etiqueta deve ser colocada sempre à direita, à aproximadamente 1,10m
do chão.
Materiais: o manuseio das obras exige que as mão estejam sempre
limpas. Nos museus os técnicos de montagem utilizam luvas para evitar
que a transpiração e a gordura das mãos sujem os trabalhos
(principalmente para aqueles realizados em papel).
Para evitar danos nas obras em papel procure não colar fita adesiva (durex)
ou dupla-face diretamente no trabalho. Você pode sugerir aos alunos
colar antes um pedaço de esparadrapo cirúrgico (microporoso) e sobre ele
aplicar a dupla face.
Criar uma moldura de papel liso e de cor contrastante num trabalho em
papel poderá valorizá-lo (isso poderá ser feito aplicando o trabalho
sobre um papel com maiores dimensões do que a obra). O mesmo recurso
poderá ser aplicado às peças tridimensionais. Evite decorar as molduras,
para que não haja poluição visual e consequente depreciação do trabalho.
Segurança nos dias de montagem e desmontagem: é sempre conveniente
isolar a área em que a equipe estiver trabalhando, evitando assim o
trânsito impróprio de pessoas no local, o que poderia provocar acidentes
com as pessoas e com as obras.
Outra dica: comidas e bebidas não combinam com ambientes de montagem -
evite acidentes. Mantenha as obras fora do alcance das gorduras
presentes nos lanches e demais alimentos.
Preveja um dia só para a desmontagem - é importante que todos participem
pois assim o mesmo cuidado com a montagem das peças, deverá ser dado à
desmontagem da mostra, de modo que os originais possam ser devolvidos
íntegros aos seus donos. |
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